PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 36179 > OPERAçãO PANTANAL HELICóPTERO DA FAB RESGATA ONçA PINTADA EM REGIãO DE INCêNDIOS NO MATO GROSSO

OPERAçãO PANTANAL

Helicóptero da FAB resgata onça pintada em região de incêndios no Mato Grosso

Publicado: 2020-08-19 11:30:59
H-60L Black Hawk atua nas missões de Transporte Aéreo Logístico na região

Uma aeronave H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou uma onça pintada na região do município de Poconé, no sul de Mato Grosso, na tarde de segunda-feira (17). O animal estava debilitado por conta dos incêndios que atingem a área e o helicóptero, operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, foi acionado para retirá-lo do local. A tripulação da aeronave está há mais de 20 dias cumprindo missões de Transporte Aéreo Logístico nas regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A onça foi localizada por bombeiros militares e técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), próxima a uma fazenda da região pantaneira. Um dos pilotos do H-60L, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, explica que veterinários da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) sedaram o felino para que pudesse acontecer a exfiltração. "Conseguimos colocar a onça em uma gaiola a bordo da aeronave e transportamos até o campo de futebol da UFMT, onde ela recebeu os primeiros atendimentos", detalha. A onça se recupera sob os cuidados dos profissionais da UFMT. 

Transporte de brigadistas

No sábado (15), o H-60L Black Hawk também realizou outra saída a partir da sede do Centro de Coordenação da Operação Pantanal, em Poconé (MT), para auxiliar no combate aos incêndios. O helicóptero atua no transporte de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) até os locais das chamas. 

 

Operação Pantanal

A Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa (MD), conta com a atuação das Forças Armadas, empregando aeronaves no combate a incêndios e atuando em parceria com agências federais e estaduais, por conta das queimadas na região. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao MD, que atendeu à solicitação do Governo do Mato Grosso do Sul. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Fotos: Tenente Josué / 5º/8º GAV